quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PALAVRA PASTORAL

Pastor Jorge Luiz de Oliveira
  (término da reflexão Obediência e humildade)
                                             A certeza da vitória
O segundo tipo de obediência, também importante, é a obediência passiva. Ela se manifesta quando o Senhor nos diz para parar e ficar em silêncio na sua presença. Não agir, não falar, não ir. Aquietar-se e saber que Ele é Deus e está no comando de tudo.Abraão praticou esses dois tipos de obediência. Primeiramente, quando o Senhor ordenou que ele tomasse seu filho Isaque, seu único filho, e o oferecesse em sacrifício sobre o altar. 
"1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
2 Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
3 Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.
5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós.
6 Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos.
7 Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.
9 Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.
10 E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.
11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.
12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho.
13 Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho"             (Gênesis22: 1-13). A ordem de Deus era taxativa:"Vá e faça". Não admitiu relutância. Requeria obediência. Abraão, humildemente, seguiu para fazer a vontade do Senhor. Mais adiante se evidência um outro tipo de obediência, quando através do seu anjo Deus bradou: "Pare!Não faças tal". Ele imediatamente entendeu. Foi obediência a toda prova. Então, humildemente desceu com a vitória em suas mãos. Não é assim, que muitas vezes acontece conosco?Deus nos põe à prova para testar nossa obediência e humildade. Às vezes quer ir, fazer, quando na verdade Deus está tentando nos dizer: pare, fique, acalme-se,espere. Se formos capazes de distinguir toda essa problemática, estaremos praticando a obediência e a humildade, conquistando a chave da vitória.
(Próxima reflexão: Como identificar um cristão...)




Nenhum comentário:

Postar um comentário