sábado, 13 de agosto de 2011

mais um dia de avivamento...








Preletor: Pastor Jorge Luiz de Oliveira
Jeremias 3:1-5

O chamado de Jeremias para o ministério profético. Guerreiro surge, como atalaia de Deus e testemunha de Deus. Deus, o Governante moral do mundo, é o Deus das alianças de Israel. Por meio de Israel, procurou atingir fins morais.


"1Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.2Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia.3Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha.4Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade?5Conservará ele para sempre a sua ira? Ou a guardará continuamente? Eis que tens falado e feito quantas maldades pudeste."

 Este livro traz a história de Israel e Judá. Israel tinha se prostituído, adorando outros deuses, e Judá traiu seu Deus. A prostituição não foi no sentido de "relação sexual", mas a prostituição de não querer mais servir ao Senhor, de não está interessado em fazer a vontade do Senhor, de seguir o caminho que o Senhor trilhou para ele. Israel começou a se embebedar e perceber que não podia servir um Deus tão rigoroso. Então Israel começou a se voltar para outros deuses. Assim, Deus levantou um profeta, Jeremias que se intitulava como "um menino". Israel era um povo que estava em rebeldia, negava a existência do Senhor com sua própria vida, não estava interessado em adorar ao Senhor. E  Deus queria que Judá também se voltasse para Ele, mas Judá não queria se converter"1Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR(Jr 3:1), onde o Senhor diz que Israel pecou contra Ele, mas se Israel se arrepender Ele curaria Israel. O Senhor estava interessado em santificar. Porém o Senhor diz através do profeta, que ainda ama o povo de Israel. E o Senhor insiste ordenando Jeremias dizer a Israel que Deus queria o abençoar  "2Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia."(Jr3:2) isto para Jeremias constatar a contaminação do povo. Deus diz ao profeta que lhe deu uma visão, e que esta visão não pode ficar retida, que deveria falar ao povo de Israel. Avivamento não se dá com prostituição, tristeza, angústia. Por isso que Deus fala a Jeremias para o povo se consertar, para Ele voltar a abençoar. Muitas vezes a terra está seca, não dá fruto. O povo ora, se sacrifica, mas ainda está se prostituindo, não vendo o agir de Deus. Mas o Senhor se dispõe a perdoar. Ele te chama para refugiar Nele. Porém o Senhor diz que suas portas estão abertas para você passar. Porque Ele quer te libertar, te curar, te salvar. O Senhor quer mudar o vaso, quer refazer o vaso. Deus te chamou, te separou para te santificar, para levar a palavra de vida ao povo. Judá armou uma armadilha contra Jeremias e mandou espetá- lo em uma cerca de pau, mas o profeta não morreu, porque o Senhor era com Jeremias. Porém Israel e Judá não queria viver a retidão do Senhor. Israel se prostituía e Judá mentia para o Senhor. Mas Deus ainda estava interessado em perdoar Israel e Judá. Não saia da presença do Senhor, mesmo que venha as provações, não se envolva com os pecados do mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário